Dados

 



O Jogo de dados mais antigo e moderno do Mundo – Craps

Desde a Antiguidade que existe uma verdadeira paixão pelo jogo de dados, mas nenhum conseguiu alcançar tanta fama como o Craps, uma modalidade que remonta ao tempo das Cruzadas. O nome deste jogo remonta ao francês “crapaud”, que significa sapo.
As casas de jogo albergam esta modalidade, e, regra geral, não é difícil encontrar uma mesa de Craps. Ela é, com efeito, aquela que está sempre a abarrotar de espectadores, tal é a acção deste jogo.
As versões de Craps online são bastante fidedignas, sendo possível estabelecer ganhos muito elevados.
Para o iniciado, o Craps, e até mesmo o Craps Online, que é jogado de uma maneira mais cómoda e sem tanto alarido, a modalidade pode, e, na verdade é, particularmente confusa, quer pelas inúmeras apostas possíveis, quer pelos vários momentos em que o jogo é dividido. Uma vez ultrapassadas as primeiras dificuldades, nada o poderá parar!

As regras do jogo

  • O Craps é jogado com dois dados e um ou mais participantes. No caso do Craps online, se o casino em questão não permitir um jogo com várias pessoas, então a partida é individual e, geralmente, mais simples.
  • Lançamento inicial: O jogador que tem na sua posse os dados tem o nome, no Craps e no Craps online, de “shooter”. O jogo abre com um lançamento inicial dos
dados.

As Apostas

A matéria mais complicada do Craps é certamente o capítulo das apostas, de tal forma que uma mesa de Craps, mesmo no Craps Online, pode parecer extremamente confusa aos olhos do iniciado.
Apostar no Craps é proceder a uma antevisão do resultado do lançamento de dados, neste caso, se o “shooter” consegue marcar o Ponto ou 7.
  • Aposta de linha de passe:
    • Se a soma de ambos os dados for 2, 3, 7, 11, ou 12, a jogada termina imediatamente.
      No Craps, o 2, 3 e 12 são números “aziagos”, enquanto o 7 e o 11 terminam uma partida com a vitória do jogador
    • Se, pelo contrário, o resultado for 4, 5, 6, 8, 9, ou 10, o número perfaz um Ponto, e o jogador continua a lançar os dados.
      Ao marcar o Ponto, o participante terá de lançar novamente os dados até atingir o Ponto novamente, ou até conseguir o 7:
    • Se consegue fazer o Ponto, a rodada termina e o jogador pode novamente lançar os dados
    • Se se marca o 7, a rodada termina, mas o jogador terá de entregar os dados a outro concorrente.
  • Aposta de linha “Não passe”
    Neste caso, se o jogador marcar 2 ou 3 no lançamento inicial, pode continuar a jogar, tentando marcar 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, ou 10. Se no lançamento inicial marcar um ou um 11, perde.
  • Aposta de “Vir”
    O lançamento inicial tem consequências semelhantes à aposta na linha de passe. Contudo, após o lançamento inicial, espera-se que o jogador marque Ponto antes de marcar 7 ou 11.
  • Aposta de “Não Vir”
    Neste caso, segue-se a lógica da aposta de linha “Não Passe”. Ganha a aposta se sair o 7 antes do Ponto definido.

    Todos os lançamentos no Craps possuem um nome específico. Consulte a tabela abaixo para que se familiarize com a terminologia deste jogo:

    Resultado do lançamento de um dado Resultado do lançamento de um dado
      1 2 3 4 5 6
    1 Ohos da Serpente Olhos Transversais Easy Four Fever Five Easy Six Natural ("Seven Out")
    2 Olhos Transversais Hard Four Fever Five Easy Six Natural ("Seven Out") Easy Eight
    3 Easy Four Fever Five Hard Six Natural ("Seven Out") Easy Eight Nina
    4 Fever Five Easy Six Natural ("Seven Out") Hard Eight Nina Easy Ten
    5 Easy Six Natural ("Seven Out") Easy Eight Nina Hard Ten Natural ("Yo")
    6 Natural ("Seven Out") Easy EightNina Easy Ten Natural ("Yo") Carros de Caixa

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